Projetos

PROJETOS

Formadores em Ação 

Devido ao sucesso do programa Formadores em Ação Estadual, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), com apoio do Paranaeducação, desenvolveram uma versão do programa para os municípios. O programa Formadores em Ação - Municípios/PR vincula-se ao programa Educa Juntos, criado pelo Governo do Paraná no final do ano passado, que tem como objetivo buscar a excelência em educação desde o início do processo de aprendizagem do aluno, ainda na alfabetização. O programa é composto por um professor formador ou pedagogo formador que orienta um conjunto de professores ou pedagogos cursistas, de forma síncrona não presencial. O programa iniciou em setembro de 2023, atingindo 114 municípios em 30 Núcleos Regionais de Educação do Estado do Paraná. 

Saiba mais

Mãos Amigas

O Programa Mãos Amigas é um projeto que consiste na execução de serviços de manutenção, conservação e reparos de unidades escolares e de imóveis do patrimônio público por pessoas do Sistema Penitenciário do regime semiaberto. O objetivo do programa é promover a inserção social dos apenados por meio de atividades laborais e educacionais, além de contribuir para a conservação e manutenção de prédios escolares, gerando economia de recursos públicos. O programa é realizado em cooperação pelo Paranaeducação (Preduc), pela Secretaria de Educação (SEED), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) e pela Polícia Penal. O público-alvo são instituições de ensino em Curitiba e Região Metropolitana, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Francisco Beltrão, Cascavel e Maringá, entre outros. 

Saiba mais

 

Parceiro da Escola 

O Parceiro da Escola é um projeto recente e inovador sob a responsabilidade do Paranaeducação (Preduc). O projeto tem como objetivo implementar melhorias nas escolas estaduais do Paraná por meio da contratação de empresas especializadas em gerenciamento de instituições de ensino. 
A empresa contratada é responsável pela gestão administrativa, incluindo os recursos materiais, como a infraestrutura da escola.  Dessa forma, os diretores das instituições podem se concentrar mais na área da educação, enquanto a área de gerenciamento fica sob a responsabilidade das empresas parceiras. A empresa parceira também deve se comprometer com a melhoria da infraestrutura e, consequentemente, do ensino.

Saiba mais

Escola Solar 

O Projeto Escola Solar está alinhado às iniciativas do Programa de Eficiência Energética da Secretaria de Educação, inserindo-se de forma estratégica no contexto do Programa Paraná Sustentável, visando equipar as escolas estaduais com energia renovável, adotando a tecnologia de usinas fotovoltaicas para a produção de energia. Desta forma, 20 instituições de ensino estaduais foram selecionadas para o projeto, após análise do corpo técnico de engenheiros do Paranaeducação. O projeto tem como objetivo promover a geração de energia limpa e renovável nas escolas estaduais, além de incentivar a formação técnica dos estudantes na área de energias alternativas. 

Saiba mais

 

Apoio técnico nas áreas de Engenharia e Arquitetura

As escolas estaduais enfrentam desafios prementes relacionados à infraestrutura, demandando intervenções contínuas. A necessidade de reparos e manutenção constante é uma realidade que impacta diretamente o ambiente educacional. O projeto de Apoio técnico nas áreas de Engenharia e Arquitetura abrange uma equipe diversificada, composta por Engenheiros Cartógrafos, Engenheiros Eletricistas, Arquitetos e Engenheiros Civis, todos selecionados para contratação imediata ou inclusão no cadastro de reserva. No âmbito do Regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, esses profissionais desempenham funções cruciais para aprimorar a infraestrutura escolar.

Desafio Paraná 

O Desafio Paraná tem como objetivo impulsionar as atividades domiciliares para fortalecer as competências e habilidades dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio da rede pública paranaense. A plataforma digital utiliza a metodologia de gamificação para estimular a continuidade do processo de ensino-aprendizagem em um ambiente envolvente e interativo para os alunos. O projeto compreende o desenvolvimento de atividades domiciliares, de modo a contemplar o engajamento da criança e do jovem tendo a inovação tecnológica como premissa fundamental para aquisição do conhecimento, instrumentalizando o estudante com ferramentas necessárias para sua inserção em um mundo cada vez mais tecnológico.