Gestão Transformadora

gt

 

O Paranaeducação tem se empenhado em aprimorar suas práticas de governança, com o objetivo de garantir a eficiência e a eficácia dos serviços prestados à sociedade. Ao adotar uma abordagem centrada em resultados, oferecemos uma visão clara para a sociedade sobre como a estratégia, a governança, o desempenho e as perspectivas do Paranaeducação, no contexto de seu ambiente interno e externo, levam à geração de valor público em curto, médio e longo prazos, além de demonstrar e comunicar os resultados alcançados em face dos objetivos estabelecidos.

A governança por resultados impulsiona a criação de mecanismos eficazes de monitoramento e avaliação, permitindo que a instituição identifique áreas de sucesso e oportunidades de melhoria de maneira sistemática. Ao abraçar a governança por resultados, o Paranaeducação não apenas fortalece seus processos internos, mas também contribui para a construção de uma cultura organizacional fundamentada na eficiência e na excelência.

como atuamos2
como atuamos

  

oi
principais ações
Formadores em Ação 

Devido ao sucesso do programa Formadores em Ação Estadual, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), com apoio do Paranaeducação, desenvolveram uma versão do programa para os municípios. O programa Formadores em Ação - Municípios/PR vincula-se ao programa Educa Juntos, criado pelo Governo do Paraná no final do ano passado, que tem como objetivo buscar a excelência em educação desde o início do processo de aprendizagem do aluno, ainda na alfabetização. O programa é composto por um professor formador ou pedagogo formador que orienta um conjunto de professores ou pedagogos cursistas, de forma síncrona não presencial. O programa iniciou em setembro de 2023, atingindo 114 municípios em 30 Núcleos Regionais de Educação do Estado do Paraná. 

Mãos Amigas

O Programa Mãos Amigas é um projeto que consiste na execução de serviços de manutenção, conservação e reparos de unidades escolares e de imóveis do patrimônio público por pessoas do Sistema Penitenciário do regime semiaberto. O objetivo do programa é promover a inserção social dos apenados por meio de atividades laborais e educacionais, além de contribuir para a conservação e manutenção de prédios escolares, gerando economia de recursos públicos. O programa é realizado em cooperação pelo Paranaeducação (Preduc), pela Secretaria de Educação (SEED), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) e pela Polícia Penal. O público-alvo são instituições de ensino em Curitiba e Região Metropolitana, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Francisco Beltrão, Cascavel e Maringá, entre outros. 

 

Parceiro da Escola 

O Parceiro da Escola é um projeto recente e inovador sob a responsabilidade do Paranaeducação (Preduc). O projeto tem como objetivo implementar melhorias nas escolas estaduais do Paraná por meio da contratação de empresas especializadas em gerenciamento de instituições de ensino. 
A empresa contratada é responsável pela gestão administrativa, incluindo os recursos materiais, como a infraestrutura da escola.  Dessa forma, os diretores das instituições podem se concentrar mais na área da educação, enquanto a área de gerenciamento fica sob a responsabilidade das empresas parceiras. A empresa parceira também deve se comprometer com a melhoria da infraestrutura e, consequentemente, do ensino.

Escola Solar 

O Projeto Escola Solar está alinhado às iniciativas do Programa de Eficiência Energética da Secretaria de Educação, inserindo-se de forma estratégica no contexto do Programa Paraná Sustentável, visando equipar as escolas estaduais com energia renovável, adotando a tecnologia de usinas fotovoltaicas para a produção de energia. Desta forma, 20 instituições de ensino estaduais foram selecionadas para o projeto, após análise do corpo técnico de engenheiros do Paranaeducação. O projeto tem como objetivo promover a geração de energia limpa e renovável nas escolas estaduais, além de incentivar a formação técnica dos estudantes na área de energias alternativas. 

 

Apoio técnico nas áreas de Engenharia e Arquitetura

As escolas estaduais enfrentam desafios prementes relacionados à infraestrutura, demandando intervenções contínuas. A necessidade de reparos e manutenção constante é uma realidade que impacta diretamente o ambiente educacional. O projeto de Apoio técnico nas áreas de Engenharia e Arquitetura abrange uma equipe diversificada, composta por Engenheiros Cartógrafos, Engenheiros Eletricistas, Arquitetos e Engenheiros Civis, todos selecionados para contratação imediata ou inclusão no cadastro de reserva. No âmbito do Regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, esses profissionais desempenham funções cruciais para aprimorar a infraestrutura escolar.

Desafio Paraná 

O Desafio Paraná tem como objetivo impulsionar as atividades domiciliares para fortalecer as competências e habilidades dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio da rede pública paranaense. A plataforma digital utiliza a metodologia de gamificação para estimular a continuidade do processo de ensino-aprendizagem em um ambiente envolvente e interativo para os alunos. O projeto compreende o desenvolvimento de atividades domiciliares, de modo a contemplar o engajamento da criança e do jovem tendo a inovação tecnológica como premissa fundamental para aquisição do conhecimento, instrumentalizando o estudante com ferramentas necessárias para sua inserção em um mundo cada vez mais tecnológico.  

direcionadores
 
Lei de Criação

A Lei 11970, sancionada em 19 de dezembro de 1997, instituiu o PARANAEDUCAÇÃO, pessoa jurídica de direito privado, sob a modalidade de serviço social autônomo, sem fins lucrativos, de interesse coletivo, com a finalidade de auxiliar na Gestão do Sistema Estadual de Educação, através da assistência institucional, técnico-científica, administrativa e pedagógica, da aplicação de recursos orçamentários destinados pelo Governo do Estado, bem como da captação e gerenciamento de recursos de entes públicos e particulares nacionais e internacionais.

Leis

 
Estatuto Social

O Estatuto Social do PARANAEDUCAÇÃO é um documento que estabelece as normas e regras que regem a instituição. O estatuto atual foi homologado pelo Decreto 8961 de 06 de março de 2018, publicado no Diário Oficial do Estado em 07 de março de 2018, edição 10143, páginas 200 a 203. O estatuto em vigor foi aprovado pelo Conselho de Administração em 30 de março de 2012 e registrado no 4º Ofício de Registro de Títulos e Documentos em 06/07/2012. O estatuto social define as finalidades da instituição, suas competências, sua estrutura organizacional, seus órgãos de administração, suas fontes de recursos, suas formas de gestão, entre outros aspectos.

Estatuto

 
Contrato de Gestão

O Contrato de Gestão é um instrumento de gestão utilizado pelo Governo do Estado do Paraná para aprimorar a eficiência e a eficácia na prestação de serviços públicos. O contrato de gestão do PARANAEDUCAÇÃO foi celebrado com o Governo do Estado do Paraná em 25 de março de 1998, e tem como objeto auxiliar na gestão do Sistema Estadual de Educação, por meio da assistência institucional, técnico-científica, administrativa e pedagógica, da aplicação de recursos destinados pelo Governo do Estado, bem como da captação e gerenciamento de recursos de entes públicos e particulares nacionais e internacionais. O contrato de gestão é um acordo que estabelece metas e resultados a serem alcançados pela instituição, bem como os recursos necessários para atingi-los. O contrato de gestão é um instrumento importante para aprimorar a gestão pública, pois permite a definição de objetivos claros e mensuráveis, a avaliação do desempenho da instituição e a prestação de contas à sociedade. O contrato de gestão do PARANAEDUCAÇÃO foi renovado em 22 de janeiro de 2018, por meio do Segundo Termo Aditivo ao Contrato de Gestão, publicado no Diário Oficial do Estado, Indústria, Comércio e Serviços, nº 10113, página 17, edição de 22.01.2018.

Contrato de Gestão

 
Plano de Ação Estratégica – PAE

 Plano de Ações Estratégicas (PAE) do PARANAEDUCAÇÃO é um documento que estabelece as metas e objetivos da instituição para o ano em questão. O PAE é aprovado pelo Conselho de Administração do PARANAEDUCAÇÃO e registrado no Diário Oficial do Estado. O PAE é um instrumento importante para aprimorar a eficiência e a eficácia na prestação de serviços públicos, pois permite a definição de objetivos claros e mensuráveis, a avaliação do desempenho da instituição e a prestação de contas à sociedade. O PAE do PARANAEDUCAÇÃO é atualizado anualmente e inclui programas, projetos, ações e metas para o ano em questão. O PAE para 2023 foi aprovado pela Resolução PREDUC nº 07/2023.

PAE

 
Conselho de Administração do Paranaeducação – CAD

 O Conselho de Administração do PARANAEDUCAÇÃO é o órgão colegiado superior deliberativo, normativo, de consulta e controle, incumbido de zelar pela missão institucional, compromissos, diretrizes e objetivos da Entidade. O Conselho de Administração do Paranaeducação é composto de 5 membros natos e 7 membros efetivos. O Conselho de Administração é responsável por zelar pela missão institucional, compromissos, diretrizes e objetivos da Entidade, além de definir as políticas e estratégias de atuação do PARANAEDUCAÇÃO.

Conselho de Administração

 
Estrutura Organizacional Paranaeducação

A estrutura organizacional do PARANAEDUCAÇÃO que é composto pelos níveis de atuação, sendo eles: direção superior e colegiada, assessoramento, diretorias administrativa e técnica, além das áreas sistêmicas. 

Organograma