Formadores em Ação - Municipal

logo formadores

Devido ao sucesso do programa Formadores em Ação Estadual, a Secretaria de Estado da Educação (SEED), com apoio do Paranaeducação, desenvolveram uma versão do programa para os municípios. O programa Formadores em Ação - Municípios/PR vincula-se ao programa Educa Juntos, criado pelo Governo do Paraná no final do ano passado, que tem como objetivo buscar a excelência em educação desde o início do processo de aprendizagem do aluno, ainda na alfabetização. O programa Formadores em Ação - Municípios foi criado para fortalecer as ações conjuntas entre Estado e municípios, rompendo com a fragmentação de políticas públicas, pelo pleno desenvolvimento da educação de qualidade, em todos os estágios.

O programa oferece formação continuada para professores das redes municipais de ensino por meio de grupos de estudo. Cada grupo é composto por um professor formador ou pedagogo formador que orienta um conjunto de professores ou pedagogos cursistas, de forma síncrona não presencial. O programa disponibilizou 300 vagas por meio de edital para os selecionados, que cumprem carga horária de 9 horas semanais e recebem um salário no valor de R$1.400,00.

A formação continuada é uma ferramenta essencial para a arte dos professores de formar. Ela permite que os professores se aprimorem e se atualizem, e assim, formem aqueles que formam. Através da formação continuada, os professores são capazes de oferecer aos seus alunos uma educação de qualidade, e assim, contribuir para um futuro melhor.

O nosso jeito de de apoiar o Formadores em Ação Municípios

O Paranaeducação, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (FAPEC), foi responsável por todo o processo de divulgação e seleção dos professores por meio do edital estabelecido para a implementação de estratégia para o desenvolvimento do Programa.

 

Objetivos estratégicos do projeto

  • Fortalecer as ações conjuntas entre Estado e municípios, rompendo com a fragmentação de políticas públicas, pelo pleno desenvolvimento da educação de qualidade, em todos os estágios.
  • Proporcionar formação continuada para professores das redes municipais de ensino por meio de grupos de estudo, a fim de aprimorar suas habilidades e conhecimentos.
  • Oferecer aos professores uma oportunidade de se atualizarem sobre as novas tendências e metodologias de ensino, e assim, oferecerem aos seus alunos uma educação de qualidade.

 

Principais Entregas

  • Edital de teste seletivo para a contratação de 300 professores
  • Pagamento mensal para cada formador contratado no valor de R$1.400,00
  • Comissão de Acompanhamento do Processo de Seleção dos Formadores em Ação - Municípios, com a finalidade de acompanhar e supervisionar a execução do processo de seleção dos Orientadores para atuar no Grupo de Estudos Formadores em Ação Municípios.

  • formadores