Escola Solar

es

A crescente conscientização ambiental, aliada à busca pela diversificação da matriz energética e ao aumento da demanda por energia e à redução dos custos de tecnologias fotovoltaicas, motivou a concepção do projeto Escola Solar.  
O Projeto Escola Solar está alinhado às iniciativas do Programa de Eficiência Energética da Secretaria de Educação, inserindo-se de forma estratégica no contexto do Programa Paraná Sustentável, visando equipar as escolas estaduais com energia renovável, adotando a tecnologia de usinas fotovoltaicas para a produção de energia.
Desta forma, 20 instituições de ensino estaduais foram selecionadas para o projeto, após análise do corpo técnico de engenheiros do Paranaeducação. O projeto tem como objetivo promover a geração de energia limpa e renovável nas escolas estaduais, além de incentivar a formação técnica dos estudantes na área de energias alternativas. 
O diferencial desse programa está na possibilidade da utilização pedagógica do tema de eficiência energética. Ele cria um ambiente propício ao ensino das ciências, à conscientização ambiental e à promoção de fontes de energia limpa, contribuindo diretamente para a Agenda 2030 da ONU. 

 

O nosso jeito de fazer o futuro sustentável

O nosso jeito de fazer o futuro sustentável é com cuidado e transparência ao recurso público. Em conformidade com essa visão, a gestão e a fiscalização do contrato do Escola Solar é exercida pelo Preduc, garantindo uma supervisão rigorosa, controle efetivo e avaliação constante dos serviços prestados. Os profissionais encarregados da gestão e fiscalização do contrato foram designados por ato administrativo próprio do Preduc, a qual a responsabilidade pela gestão do contrato é atribuída à Diretoria Técnica do Preduc. Assim, reforçamos nosso comprometimento em conduzir todos os aspectos do projeto com zelo, transparência e responsabilidade, visando a construção de um futuro sustentável e transparente.

Objetivos estratégicos do projeto

  • Promover a sustentabilidade nas instituições de ensino por meio da instalação de usinas fotovoltaicas em escolas públicas da rede estadual do Paraná.
  • Reduzir os custos de eletricidade das escolas, permitindo alocação de mais recursos para a educação;
  • Conscientizar e atuar proativamente sobre a importância e benefícios da energia solar;
  • Alinhar as iniciativas com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

Principais entregas

  • Instalação de kit fotovoltaicos em 20 escolas públicas do estado do Paraná; 
  • Compromisso com a sustentabilidade com um investimento expressivo de mais de R$ 3,5 milhões, evidenciando a priorização da energia solar como uma solução estratégica e sustentável para o estado do Paraná;
  • Incorporação da iniciativa como parte integrante da política educacional em consonância com o Programa Paraná Sustentável, promovendo conscientização ambiental duradoura entre as futuras gerações;
  • Impacto social ao oferecer oportunidades educacionais e profissionalizantes para os estudantes, investindo no capital humano para um futuro mais sustentável.
  • escola solar
    lista de escolas
    escola solar
    lista de escolas