Desafio Paraná
Implementação do Recurso Educacional Digital (RED) para ampliação do tempo de estudo dos estudantes e apoio ao corpo docente na recomposição contínua das aprendizagens, por meio de avaliações digitais com feedback em tempo real.
O projeto tem como foco fortalecer a aprendizagem na Rede Estadual de Ensino do Paraná, por meio do uso estratégico de tecnologias educacionais que ampliam a jornada de estudos dos alunos e promovem práticas pedagógicas baseadas em evidências.
OBJETIVO
O Programa Desafio Paraná tem como objetivo principal promover o aumento do tempo de estudo dos alunos da rede pública estadual, ao mesmo tempo em que oferece suporte pedagógico aos professores na criação de estratégias contínuas de recomposição das aprendizagens.
Por meio do uso da plataforma RED (Recurso Educacional Digital), os educadores têm acesso a avaliações digitais que geram feedback imediato sobre o desempenho de estudantes, turmas e escolas. Essas informações são fundamentais para o planejamento de intervenções pedagógicas mais eficazes, com base em evidências concretas.
As funcionalidades do programa incluem:
- Aplicação de provas digitais como a Prova Paraná Digital, a Avaliação Diagnóstica do SAEB e a OMAP, de forma ágil e integrada;
- Análise de desempenho dos estudantes e a implementação de ações semanais de recomposição com base nos dados obtidos;
- Apoio à inclusão digital de estudantes e professores;
- Incentivo ao uso contínuo de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem.
O Programa Desafio Paraná visa beneficiar 900 mil alunos e 75 mil professores em todo o estado, consolidando-se como uma iniciativa inovadora e estratégica no avanço da educação pública do Paraná.
METAS
- Aquisição de Licenças da Plataforma Quizizz
Aquisição de até 74.000 licenças para uso da plataforma educacional Quizizz, que será utilizada como ferramenta de apoio nas atividades de avaliação e recomposição.
2. Atividades Realizadas - Meta quantitativa
Realizar até 450 milhões de atividades durante o ano de 2025, envolvendo estudantes da rede pública.
3. Desempenho dos Estudantes - Meta qualitativa
Alcançar índice de acertos superior a 65% nas avaliações aplicadas por meio do RED, como indicador de progresso nas aprendizagens.