Programa Mãos Amigas

PROJETO MÃOS AMIGAS

 O Paranaeducação (PREDUC) tem papel fundamental no desenvolvimento do programa Mãos Amigas, criado em 2012. O órgão é responsável por toda a logística, que dá aos apenados do Sistema Penitenciário semiaberto, a oportunidade de trabalhar. Dentre as funções, os apenados realizam obras de reparo e conservação de escolas e imóveis públicos. 
Os benefícios vão além dos envolvidos no programa. O salário recebido pelo detento, por exemplo, pode ser usado para o pagamento de pensão alimentícia dos filhos e manutenção da família. Caso seja solteiro, o dinheiro fica guardado em uma conta para que o apenado possa recomeçar sua vida ao ganhar a liberdade.
  O Mãos Amigas promove ainda a ressocialização do detento e desonera o Sistema Penitenciário do Estado. A cada três dias de serviço, um dia é reduzido da pena. O programa beneficia inclusive, a comunidade escolar, afinal os prédios das escolas e imóveis públicos ficam em condições cada vez melhores de uso.

No total, são 642 escolas inseridas no programa. Para os próximos anos, a meta é levar o Mãos Amigas até as 32 regionais de ensino do Paraná.
 

 

Regiões e escolas:

Curitiba - 163 escolas;
Região metropolitana Norte (14 municípios) - 111 escolas;
Região Metropolitana Sul (14 municípios) - 138 escolas;
Ponta Grossa (6 municípios) - 48 escolas;
Londrina (6 municípios) - 34 escolas;
Maringá (10 municípios) - 37 escolas;
Cascavel (7 municípios) - 47 escolas;
Foz do Iguaçu (3 municípios) - 20 escolas;
Francisco Beltrão (8 municípios) - 21 escolas;
Guarapuava (5 municípios) - 23 escolas.
Total: 74 municípios e 642 escolas

 

 

Eixos Norteadores:

Ressocialização

Em cumprimento do princípio constitucional de respeito à dignidade da pessoa humana, e atendimento das finalidades educativas e produtivas do trabalho do condenado, oportunizamos a condição (volta ao convívio social) oferecendo uma ajuda de custo de 75% do salário mínimo ao apenado.

Conservação do Patrimônio Público

Contribuir para conservação e manutenção dos estabelecimentos escolares e móveis do patrimônio público.

Economia

A execução dos serviços de reparos reduz em média 50% dos orçamentos, conforme preços praticados no mercado. Além disso, através da ressocialização existe a possibilidade de redução da pena, o que desonera o sistema penitenciário Paranaense - a cada três dias de trabalho um dia de redução de pena.