PARANÁEDUCAÇÃO ( PREDUC) TRABALHA CONTRA POSSÍVEIS ATAQUES EM ESCOLAS ESTADUAIS 19/07/2023 - 17:06

O Paranaeducação (PREDUC) foi quem realizou o contrato com a empresa que está prestando serviço de segurança e monitoramento eletrônico nas 13 escolas estaduais de Cambé, no norte do Paraná. A decisão foi tomada pelo governo do Estado depois da invasão de um assassino, ao Colégio Estadual Professora Helena Kolody, que resultou na morte de um casal de estudantes, em junho deste ano. 
Pelo contrato, a empresa estabeleceu um centro de operações, que oferece vigilância 24h por dia, além de atendimento móvel, sistema de alarme 24h, botões de pânico, e claro, o controle de acesso de pessoas às escolas. Pelo documento, a contratada, em caráter emergencial também se responsabiliza pela reposição de bens patrimoniais roubados ou furtados em caso de falha do sistema de segurança.

As câmeras de monitoramento já foram instaladas em pontos estratégicos das escolas, que contam ainda com equipes de prontidão, que são acionadas em casos de suspeita ou ocorrência. O trabalho das equipes é realizado durante os sete dias da semana e em tempo real. Tudo que acontece nas escolas do município é enviado para a central, onde técnicos especializados avaliam as situações e tomam decisões de acordo com os protocolos. A central oferece ainda aos gestores das escolas um aplicativo onde podem fazer solicitações, avisos de ocorrência e alerta de pânico. A equipe também atende os servidores por chamadas do call center. 
Logo após a tragédia, o superintendente do PREDUC fez questão de estar pessoalmente em Cambé, onde  explicou à comunidade escolar  sobre a parceria e o trabalho realizado pela empresa IIN Tecnologias para coibir possíveis ataques.