Em parceria com o BID, Educação realiza workshops sobre PPPs para a operação do Programa Mais Escolas Paraná 04/12/2025 - 16:11

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED), com apoio do Paranaeducação e em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), promoveu, entre os dias 1º e 3 de dezembro de 2025, um ciclo de workshops voltado ao fortalecimento das capacidades técnicas dos servidores envolvidos na formulação, no acompanhamento e na gestão de contratos de Parcerias Público-Privadas (PPPs), em preparação para a operação do Programa Mais Escolas Paraná.

O evento, realizado no auditório da SEED, em Curitiba, foi estruturado em dois módulos: “Parcerias Público-Privadas como estratégia para alavancar o investimento público” e “Gestão Contratual da PPP Mais Escolas Paraná”. Participaram servidores da SEED, do FUNDEPAR e de outras áreas do Governo do Estado, como Planejamento e Fazenda.

O primeiro módulo apresentou fundamentos essenciais das PPPs, destacando suas diferenças em relação a outros modelos de contratação pública e trazendo exemplos práticos do uso do instrumento para ampliar a capacidade de investimento do Estado. As discussões abordaram o potencial das PPPs para viabilizar infraestrutura, fomentar inovação e aprimorar a entrega de serviços públicos.

O segundo módulo teve foco na gestão do contrato da PPP Mais Escolas Paraná, iniciativa que transforma o modelo de construção, manutenção e operação dos serviços administrativos de 40 novas unidades educacionais da rede pública estadual.

Para o Superintendente do Paraná Educação, Carlos Roberto Tamura, a capacitação representa um marco importante na consolidação do projeto: “Estamos preparando nossas equipes para atuar com segurança técnica e visão estratégica em um dos programas mais inovadores da educação paranaense. Esse investimento em formação terá impacto direto na qualidade da entrega para a população.”

O Diretor Administrativo e Financeiro, Paulo Roberto Falcão, também destacou a relevância do evento: “A gestão contratual de uma PPP exige métodos, processos e tomada de decisão baseada em evidências. Iniciativas como esta garantem que o Estado esteja plenamente preparado para acompanhar o contrato com rigor e eficiência.”

Os workshops contam com certificação pela Escola de Gestão do Paraná (EGP). Ao todo, mais de 60 servidores participaram das atividades presenciais.

Para a SEED, o ciclo de workshops representa um passo decisivo na preparação das equipes para a gestão responsável, eficiente e tecnicamente qualificada do maior projeto de infraestrutura educacional do Estado.

GALERIA DE IMAGENS