Programa Mãos Amigas completa 11 Anos e recebe quinze novos veículos 20/10/2023 - 15:02

Completando 11 anos, o programa Mãos Amigas recebe quinze novos veículos para ampliar sua atuação nos núcleos regionais, num investimento que soma R$ 696.749,40. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação em parceria com o Paraneducação, Fundepar e Polícia Penal. O evento de entrega ocorreu nesta quarta-feira (18) na sede da Fundepar.

Esses novos veículos serão destinados aos Núcleos Regionais de Educação (NRE's), expandindo o atendimento de 10 núcleos para 14. Todos os veículos seguem o padrão SUV da última versão da marca Chevrolet (modelo Spin), com potência de 111cv, ar-condicionado, direção hidráulica e quatro portas.

Por meio da transformação dos ambientes escolares, o programa une a reintegração à restauração, reinserindo os apenados em regime semiaberto como participantes ativos da sociedade, por meio da realização de serviços de manutenção, conservação e reparo de instalações.

“Isso é muito importante porque é uma forma de ressocialização das pessoas que estão privadas de liberdade, mas que retribuem para a educação. Atuando roçada da escola, na pintura da escola, na colocação do azulejo, troca de torneiras, que são serviços fundamentais para o bom funcionamento das escolas estaduais do Paraná”, destaca o secretário de estado da educação, Roni Miranda.

Para o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, a participação dos apenados proporciona qualificação e oportunidades no mercado de trabalho, contribuindo para reduzir a reincidência no crime. “A maioria que sai desse programa não retorna ao crime. A gente não vê a reincidência dessas pessoas que estão inseridas no programa. Isso é muito importante para o Estado e para a sociedade”, explica.

O Superintendente do Paranaeducação, Carlos Tamura, reforçou a importância do programa para a educação do Paraná. “A iniciativa do Mãos Amigas é importantíssima, pois proporciona um ganho em vários setores. É um programa de cunho social que promove a ressocialização dos apenados ao mesmo tempo em que proporciona uma mão de obra menos custosa para o reparo e manutenção das escolas envolvidas”, afirmou.

O gerente do programa Mãos Amigas, Claus Giovani, destaca que, historicamente, o programa está completando 11 anos este mês e esta é a primeira vez que ele está recebendo veículos novos, o que permitirá atender a 14 regionais do Estado. O Paranaeducação é responsável pela aquisição de insumos e equipamentos que atendem o programa, além de gerenciar o pagamento do salário dos apenados participantes. Com a aquisição destes novos veículos, a eficácia do programa será expandida, com impacto direto na transformação social em prol da sociedade.