Conhecer e Transformar

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A saúde mental é um tema cada vez mais relevante na educação. A pandemia de COVID-19 trouxe à tona a importância de cuidar da saúde mental dos estudantes, professores e funcionários das escolas. Com base nessa necessidade cada vez mais abrangente da promoção da saúde mental na educação, o projeto de pesquisa e extensão denominado Conhecer e Transformar foi desenvolvido para atender a rede pública estadual de ensino, abrangendo os 32 núcleos regionais de educação.

O projeto é uma parceria entre o Paranaeducação com a Universidade Estadual de Londrina – UEL e a Fundação HUTec, objetivando a melhoria do ambiente escolar, por meio da contratação de profissionais da psicologia e serviço social para atender a rede estadual de ensino. A atuação de profissionais da psicologia e do serviço social, enquanto equipes multidisciplinares, junto aos núcleos regionais de educação do Paraná, é fundamental para instrumentalização dos diretores e equipes pedagógicas das escolas estaduais para lidarem com as situações de vulnerabilidade social e educacional, por meio da elaboração de diagnósticos de ações e projetos orientadores.

Principais Entregas

  • Contratação de 200 psicólogos para atuarem nos 32 núcleos regionais de educação do Paraná.
  • Contratação de 100 assistentes sociais para atuarem nos 32 núcleos regionais de educação do Paraná.
  • Contratação de equipe de gestão e coordenação profissional.
  • Orientações sobre questões relacionadas à educação e desenvolvimento infantil, por meio de atividades remotas e/ou presenciais, às escolas, professores e agentes educacionais.
  • Elaboração de orientações para o fortalecimento de canais de escuta e participação das famílias e das comunidades locais.
  • Realização de um diagnóstico situacional da rede de ensino do Paraná, através de avaliação da equipe executora (psicólogos e assistentes sociais), a fim de identificar possíveis dificuldades de aprendizagem e transtornos emocionais que possam interferir no desempenho escolar com o devido encaminhamento do aluno pelo SUS.
  • Desenvolvimento de grupos de formação, presencial e/ou remoto, com atividades voltadas à educação emocional e fomento de habilidades socioemocionais dos alunos, conforme demanda das unidades escolares.

Objetivos Estratégicos

  • Capacitar profissionais da educação para identificar e atender às necessidades comportamentais, emocionais e socioeconômicas dos estudantes.
  • Instrumentalizar os núcleos regionais de educação com equipes multidisciplinares (psicólogos e assistentes sociais) para lidar com vulnerabilidades sociais e educacionais.
  • Criar protocolos precisos para a identificação de casos de violência, estabelecendo critérios e indicadores claros para a detecção precoce.
  • Definir procedimentos de emergência para casos iminentes de violência, garantindo uma resposta rápida e eficaz diante de situações críticas.
  • Promover treinamentos regulares e revisões periódicas nos protocolos, garantindo a adaptação constante às dinâmicas sociais e às necessidades da comunidade escolar.
  • Atuação na articulação e fortalecimento de uma rede de proteção social junto a outras políticas sociais e serviços já existentes no território onde se localizam as escolas estaduais, tais como: os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) que constituem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), quando necessário, também as instituições que desenvolvem serviços de convivência e de fortalecimento de vínculos, Conselho Tutelar, sistemas de socioeducação, forças de segurança, dentre outros.
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