Preduc recebe prêmio nacional por trabalho social desenvolvido pelo programa Mãos Amigas 19/04/2024 - 08:52

O Paranaeducação (Preduc) recebeu, nessa terça-feira (16/4), o Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Penal (Selo Resgata). O Superintendente do Preduc, Carlos Tamura, e a Diretoria Técnica Karina Tanno, estiveram presentes no evento para a entrega do certificado que ocorreu no Auditório do Edifício Multibrasil Corporate, em Brasília.

O Selo Resgata, reconhecido nacionalmente, é concedido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). A certificação recebida pelo Preduc é resultado do Programa "Mãos Amigas"  desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação (SEED), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional  (Fundepar) e Polícia Penal do Paraná. 

A concessão do Selo Resgata é voltada para incentivar, estimular e reconhecer as organizações que empregam pessoas em privação de liberdade, no regime fechado, semiaberto e aberto, com monitoração eletrônica, em medidas alternativas à prisão, à pessoas em medidas de segurança e egressas do sistema penal.

A concessão do Selo Resgata é um incentivo às práticas de responsabilidade social e sustentabilidade às organizações que se propõem a assumir uma postura socialmente responsável em relação à segurança pública e justiça social.

Com 11 anos de trajetória, o Programa 'Mãos Amigas' celebra sua atuação em 14 regiões do Paraná, impactando mais de 875 escolas somente no último ano. Com mais de 363 participantes em situação de privação de liberdade, a iniciativa desempenha um papel crucial na preservação e manutenção de prédios escolares e imóveis públicos, resultando em significativa economia de recursos públicos.

"A concessão do Selo Resgata é um marco para o Preduc, refletindo nosso compromisso com a reinserção social. Este reconhecimento impulsiona nossa missão de promover uma sociedade mais justa e inclusiva." - Carlos Tamura, Superintendente do Preduc.

Desde a sua institucionalização, em 2017, a concessão do Selo Resgata alcança um número progressivo de organizações engajadas na reintegração social das pessoas em conflito com a lei, promovendo a corresponsabilidade na agenda de prevenção à criminalidade.