Governador Ratinho Junior reforça compromisso com a educação ao visitar o Colégio piloto do projeto Parceiro da Escola 09/02/2024 - 15:10

Em visita ao Colégio Estadual Aníbal Khury Neto, em Curitiba, nesta semana, para acompanhar o primeiro dia de aulas de 2024, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou a liberação de mais R$ 361 milhões para obras de melhorias, reformas, ampliações e construções de escolas estaduais. O investimento faz parte de uma série de medidas tomadas pelo Governo do Estado para este ano letivo, que inclui a contratação de novos professores, compra de equipamentos, aumento do ensino em tempo integral e ampliação do currículo escolar.

O Colégio Estadual Aníbal Khury Neto é uma das escolas do projeto piloto Parceiros da Escola, que tem como objetivo implementar melhorias nas escolas estaduais do Paraná por meio da contratação de empresas especializadas em gerenciamento de instituições de ensino. A empresa contratada é responsável pela gestão administrativa, incluindo os recursos materiais, como a infraestrutura da escola, enquanto os diretores das instituições podem se concentrar mais na área da educação pedagógica.

Neste ano, 908 mil estudantes e 35 mil professores retornam para as salas de aula nas 2.087 escolas que integram a rede estadual de ensino, considerada a melhor do Brasil segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). No começo de janeiro, 1.195 novos professores e pedagogos tomaram posse para reforçar a educação pública do Paraná neste ano letivo. A ampliação do corpo docente da rede estadual, via concurso, era um dos maiores anseios da comunidade escolar nos últimos dez anos

“Estamos fazendo uma série de transformações na gestão das escolas para garantir que o Paraná continue a ter a melhor educação do Brasil e possa se tornar a melhor educação da América do Sul”, afirmou Ratinho Junior durante a visita. “Ampliamos de 30 para 412 as escolas em horário integral e chegamos a 312 escolas cívico-militares, sempre de acordo com a vontade dos pais e da sociedade. E agora anunciamos esses grandes investimentos em infraestrutura, potencializando ainda mais nossos espaços para receber os alunos e professores”.

Segundo o governador, as estratégias implementadas foram construídas a partir do diálogo com a comunidade escolar, em especial diretores e professores. “A Secretaria de Educação busca cada vez mais eficiência, monitorando cada uma das mais de 25 mil salas de aula e trabalhando em conjunto com os diretores nas adequações necessárias. É um modelo moderno de educação, em que o Estado fornece as ferramentas e tecnologias aos professores, que são quem fazem a educação acontecer”, concluiu Ratinho Junior.

ESCOLA SOLAR – O governo do Paraná anunciou o programa Escola Solar, visando equipar as escolas estaduais com energia renovável, adotando a tecnologia de usinas fotovoltaicas para a produção de energia. Desta forma, 20 instituições de ensino estaduais foram selecionadas para o projeto, após análise do corpo técnico de engenheiros do Paranaeducação. O projeto tem como objetivo promover a geração de energia limpa e renovável nas escolas estaduais, além de incentivar a formação técnica dos estudantes na área de energias alternativas. O diferencial desse programa está na possibilidade da utilização pedagógica do tema de eficiência energética. Ele cria um ambiente propício ao ensino das ciências, à conscientização ambiental e à promoção de fontes de energia limpa, contribuindo diretamente para a Agenda 2030 da ONU.