Formadores em Ação: número de cursitas foi 43% maior em 2023 04/01/2024 - 11:08

Proporcional à expansão do programa Formadores em Ação, iniciativa da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), com apoio do Paranaeducação (PREDUC), que viabiliza a formação continuada aos profissionais da rede de ensino do estado, a adesão dos professores ao programa, em 2023, foi 43% maior em comparação com o ano passado. Ao todo, 96 mil professores pedagogos da rede cursaram o programa de formação continuada neste ano e, destes, 550 - escolhidos mediante processo seletivo - atuarão como formadores em 2024 (número 4% maior que 2022).

"Ao concluírem a formação, os profissionais tornam-se aptos a ensinar novas metodologias pedagógicas a seus pares, a partir de uma abordagem mais criativa e inovadora promovendo a transformação e a modernização no processo educacional e, consequentemente, tornando a qualidade da educação nas salas de aula ainda mais completa", ressalta Roni Miranda, secretário de estado da educação.

Este ano, o processo de credenciamento para atuação como formador em 2024 abrangeu um total de 29 temas distintos. Em cada um desses temas, durante o processo seletivo, 29 dos educadores classificados alcançaram a primeira posição em suas respectivas áreas de atuação.

Sandra Elizette Kanno Robles de Rossi, professora no município de Maringá, conquistou o primeiro lugar geral na seleção de professores e pedagogos para atuação como Formadora em 2024, com inscrição na temática de Educação Especial.

Já Alessandra Oliveira dos Santos Beltramim, de Umuarama, foi classificada duas vezes em primeiro lugar nas temáticas de Língua Portuguesa e Educação em Tempo Integral. Além de desta conquista, Alessandra participou também do intercâmbio internacional Ganhando o Mundo Professor, participando de um programa de formação continuada no Canadá. "O programa possibilitou que entrássemos em contato com a implementação de metodologias ativas, currículo, educação inclusiva e outras nuances relacionadas à formação internacional", destacou.

"O comprometimento destes profissionais estende-se da sala de aula à formação de outros profissionais da educação. Tal missão é fundamental no desenvolvimento contínuo do corpo docente, contribuindo para a construção de uma base sólida para o futuro educacional de toda a rede de ensino", reforça Roni Miranda.

Sobre o Formadores em Ação - Iniciado em 2020, o programa tem, entre os principais objetivos, ressignificar as práticas pedagógicas curriculares dos profissionais da educação. Em 2023 a formação contou com a participação de 96 mil professores/pedagogos cursistas, além de 520 formadores, espalhados pelo estado (grande parte, ex-cursistas).

Para a chefe do Núcleo dos Formadores em Ação da Seed-PR, Gilmara Weingärtner, além do compartilhamento de experiências, as vantagens em fazer parte do  programa incluem a certificação como docente; a possibilidade de participar do intercâmbio internacional no Ganhando o Mundo Professor; a formação específica presencial e on-line; o fato de professores e pedagogos com carga horária de 40 horas ou que ocupem dois cargos de 20 horas, na mesma disciplina, poderem atuar como formadores em 10 ou 20 horas; a carga horária também para a distribuição de aulas; a contribuição para o desenvolvimento profissional e o fator mais importante: impactar na melhoria da educação e na formação dos estudantes da rede pública do Paraná. “A formação continuada faz muito sentido, porque ela é uma formação entre pares, de um professor para outro professor”, pontua.