Educação apresenta resultados trimestrais positivos com apoio estratégico do Paranaeducação no 3º Balanço Trimestral de 2023 08/12/2023 - 08:27

A expansão do programa Ganhando o Mundo, que oferta intercâmbio internacional a alunos da rede estadual de ensino, a ampliação no número de escolas com modelo cívico-militar e os investimentos em tecnologia para capacitar os estudantes para o mundo digital foram algumas das ações de destaque da educação em 2023. Além disso, a parceria estratégica do Paranaeducação foi fundamental para a expansão dessas ações. Esse balanço, em especial das atividades do terceiro trimestre (julho a setembro), foi apresentado pelo secretário Roni Miranda a educadores, professores, pedagogos, diretores e servidores da Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR).

Também participaram representantes do Conselho Estadual de Educação, do Paranaeducação (Preduc), do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), além dos líderes dos Núcleos Regionais de Curitiba e das áreas metropolitanas Norte e Sul.

Uma ação de destaque no ano letivo de 2023 foi a oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade híbrida – presencial e online, ação realizada com apoio do Paranaeducação. A medida possibilitou aos alunos um agendamento flexível, por meio de aulas a distância. Os materiais, disponibilizados no ambiente virtual permitem que os alunos estudem no período de sua preferência. A modalidade EaD, atualmente, atende 79 escolas e 6.800 alunos. O plano é ampliar o atendimento, em 2024.

INFRAESTRUTURA E TECNOLOGIA – O Governo do Estado, por meio da Fundepar, investiu mais de R$ 1,3 bilhão em infraestrutura das escolas da rede estadual em 2023. O montante engloba obras, serviços de engenharia, fornecimento de alimentação escolar, fundo rotativo (direcionado diretamente às instituições), transporte escolar, mobiliário e suprimentos.

O investimento abrange, também, o aprimoramento da qualidade do ensino, por meio do desenvolvimento de novos projetos de salas climatizadas, renovação de cozinhas e refeitórios, revitalização de quadras de esportes e projetos de sustentabilidade.

Entre as principais medidas instauradas neste ano esteve a substituição das salas de aula de madeira por estruturas de alvenaria, com material ecológico e redução dos impactos ambientais e do desperdício. Neste ano, 160 novas salas foram entregues e a previsão é a de reformar mais 160 em 2024.

Entre as marcas da Educação também esteve a compra de dispositivos para facilitar a rotina escolar e a aprendizagem. Foram destinados mais R$ 302 milhões para esse fim. Ao todo, a rede de ensino estadual entregou às escolas mais de 48 mil computadores, 50 mil tablets, mais 20 mil kits de robótica e mais de 18 mil notebooks.

“A incorporação de tecnologia no ambiente educacional não apenas enriquece o processo de aprendizado, mas também prepara os alunos para os desafios de um mundo cada vez mais digital. Investir em tecnologia educacional não só potencializa as metodologias de ensino, mas também proporciona aos estudantes acesso a ferramentas inovadoras, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e alinhada às demandas contemporâneas”, afirmou Miranda.

GANHANDO O MUNDO – Neste ano, o Governo do Estado enviou 1.040 alunos da rede estadual para países de língua inglesa e francesa, por intermédio do Programa de intercâmbio Ganhando o Mundo. Foi a maior edição do programa desde o lançamento, em 2019. O programa é desenvolvimento com interveniência do Paranaeducação.

Além dos estudantes, 99 docentes da rede estadual de ensino também foram selecionados na primeira edição do programa Ganhando o Mundo para professores. Eles embarcaram em outubro rumo à Finlândia e Canadá onde participaram de cursos de formação contínua, com foco em temas como gestão de sala de aula, metodologias ativas, currículo baseado em habilidades e competências, orientação pedagógica, sistema educacional local, avaliação de aprendizado e educação inclusiva.

Para 2024, a Secretaria da Educação prevê ampliar para 1.200 estudantes e 200 professores Ganhando o Mundo.

PROJEÇÕES PARA 2014 – Além das medidas já implementadas em 2023, também foram feitas projeções da educação para o ano letivo de 2024, com destaque para a continuidade de programas já consolidados e a expansão dos principais projetos pedagógicos da rede.

Com a meta de ampliar a abrangência da educação integral na rede estadual, a Secretaria da Educação planeja dobrar o número de alunos beneficiados pela educação integral até 2025, passando de 52 mil para 100 mil estudantes. Atualmente, 253 instituições de ensino do Paraná oferecem esse modelo pedagógico e o objetivo é que este número chegue a 400, nos próximos dois anos, representando um investimento anual de R$ 400 milhões.

A partir de 2024, a previsão é integrar 157 novas escolas ao modelo, resultando em 87 mil novas matrículas. O ensino integral se destaca pelo aumento do tempo dedicado aos estudos, com nove horas diárias e 45 horas semanais, proporcionando aos alunos uma carga horária mais completa.

Além disso, o Paraná Integral recebeu reforço com a sanção da Lei Estadual 21.658/2023, que estabelece políticas públicas para a educação em tempo integral na rede pública estadual, regulamentando a carga horária dos docentes, os conteúdos a serem abordados e delineando a atuação, inclusive para a educação especial. Essa iniciativa se destaca como uma das principais diretrizes educacionais do estado no ano de 2023.