Com início dos embarques à Nova Zelândia, 736 alunos já viajaram para intercâmbios 05/02/2024 - 15:55

Um novo capítulo começou nesta segunda-feira (05) na vida dos 43 jovens da rede estadual do Paraná que embarcaram rumo à Nova Zelândia por meio do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo. A iniciativa do Governo do Estado é realizada por meio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).

O país, situado na Oceania, é conhecido por sua natureza exuberante e qualidade de vida acima da média. Os estudantes selecionados terão a chance de mergulhar em uma abordagem pedagógica inovadora e quando retornarem, compartilhar a experiência.

Nesta terça-feira (06) mais 63 alunos de Curitiba e Londrina também se juntam à jornada e ao longo da semana os 142 alunos que ainda não embarcaram seguem para o outro lado do mundo. A última expedição acontece no domingo, dia 10 de fevereiro.

Atualmente, já são 736 alunos da rede estadual do Paraná vivendo a experiência de estudar no Exterior. Além dos que embarcam ao país da Oceania, outros 50 estudantes já estão na Inglaterra, 245 na Austrália e 398 no Canadá. No mês de agosto, o Ganhando o Mundo também levará mais 50 alunos aos Estados Unidos, fechando as mil viagens programadas para 2024.

Os jovens embarcam com todos os custos da viagem cobertos, incluindo alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguros-viagem, matrícula, mensalidade da escola no exterior, materiais didáticos, uniforme e documentação, além de um auxílio de R$ 800,00 mensais no período de intercâmbio. Ao todo, a Secretaria de Educação do Paraná investiu R$ 81,2 milhões nesta fase do programa.

Mais de 12 mil estudantes se inscreveram para esta etapa do programa. Para serem selecionados, os jovens precisavam ter uma média acima de 7 e uma frequência superior a 85% das aulas. Entre os alunos qualificados para o programa, a classificação final levou em consideração três critérios: a nota padronizada obtida na Prova Paraná Mais, a quantidade de certificados conquistados na plataforma Inglês Paraná e os certificados de participação como Aluno Monitor.

Os alunos selecionados tiveram a oportunidade de escolher os países de destino com base em sua posição na classificação final. Com mil alunos selecionados, esta é a maior edição do Ganhando o Mundo. Nas fases anteriores, 100 estudantes passaram um semestre letivo no Canadá e outros 100 na Nova Zelândia No segundo semestre de 2023, 40 alunos da rede estadual viajaram para a França para um intercâmbio de seis meses.

Fonte: AEN-PR