Assinado convênio para contratar mais de 300 psicólogos e assistentes sociais para atuar nas escolas estaduais 26/10/2023 - 16:43

O Paranaeducação e a Secretaria Estadual da Educação, anunciaram o lançamento do projeto 'Formação Continuada Interdisciplinar e Multiprofissional na Educação Básica'. Este projeto, formalizado em uma reunião realizada em 24 de outubro entre o vice-governador Darci Piana, o secretário da Educação, Roni Miranda e o Superientende do Paranaeducação Carlos Tamura, visa a contratação de 203 psicólogos e 100 assistentes sociais. Eles estarão disponíveis para prestar atendimento especializado a alunos e professores nas escolas da rede estadual de ensino.

O edital para a seleção dos profissionais interessados em participar dessa iniciativa já está em vigor, demonstrando o compromisso do Paranaeducação e da Secretaria da Educação em fortalecer o suporte nas escolas do estado.

Com investimento em torno de R$ 15 milhões, o projeto atenderá todas as regiões do estado mediante os Núcleos Regionais de Educação (NREs) que ficarão responsáveis pela distribuição dos profissionais conforme a demanda das instituições. Já a habilitação, que permitirá aos selecionados realizarem os atendimentos especializados nas escolas, será ministrada por professores de psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), mediante um curso capacitatório intensivo. 

Para manter um ambiente escolar saudável e colaborativo, o projeto foca no desenvolvimento de protocolos e metodologias pedagógicas, promoção de diálogos e escuta profissional para promover espaços educacionais mais seguros e inclusivos por meio da orientação, acompanhamento e prevenção à violência e situações de conflito nas escolas.

“Ao reconhecer as necessidades emocionais dos estudantes, professores e demais agentes da comunidade escolar, as instituições não apenas promovem um ambiente mais saudável, mas também maximizam o potencial de aprendizado”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. “A presença de profissionais da saúde mental nas escolas pode ajudar a identificar e lidar com questões como ansiedade, depressão, dificuldades de aprendizado e problemas de comportamento”, diz o secretário.

Segundo Carlos Tamura, Superintendente do Paranaeducação, o objetivo do projeto é fomentar um ambiente seguro e acolhedor nas escolas. “O propósito desse projeto é transformar nossas escolas em centros de aprendizado seguros e inclusivos. A participação ativa das famílias e da comunidade é a chave para atingir esse objetivo. Estamos empenhados em construir um ambiente seguro e acolhedor, onde todos possam prosperar”, afirma.

“O objetivo principal da UEL no projeto é capacitar as equipes que prestarão o serviço a lidar com as demandas que surgem no dia a dia das escolas, tanto de aprendizagem quanto de gestão de conflitos e relações interpessoais. Isso será feito por meio de um curso de preparação, técnico e teórico dos profissionais, e posterior acompanhamento durante os atendimentos nas escolas”, afirma Alex Eduardo Gallo, coordenador geral do projeto pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Fonte: SEED/PR