Conselho Administrativo do Paranaeducação aprova plano de ação para 2020 27/11/2019 - 14:40

O Conselho de Administração do Paranaeducação aprovou o plano de ação estratégica para o exercício de 2020 em reunião realizada nesta quinta-feira (21), em Curitiba. O documento permite definir como os recursos serão investidos pela entidade para atender demandas da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional - Fundepar.

Os recursos devem ser aplicados para contratação de funcionários e continuidade de programas já existentes. “O plano orienta as ações que serão executadas no ano que vem em atendimento às solicitações da Secretaria da Educação e da Fundepar, sempre com a perspectiva de agilidade, eficiência e otimização dos recursos”, explicou o superintendente do Paranaeducação, Claudio Palozi.

O superintendente também ressaltou que dará ênfase na captação de recursos para a preservação dos prédios escolares de interesse histórico e cultural. O Paranaeducação lançou no início do mês o Edital de Credenciamento de pessoas físicas ou jurídicas interessadas em auxiliar nesse processo.

Na reunião também tomaram posse novos membros. O pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Eduardo Salles Barra, foi conduzido ao cargo de presidente do conselho de administração da entidade. “Além do compromisso de reforçar a missão do Paranaeducação, de apoiar o ensino e a infraestrutura escolar do Estado, é necessário contribuir com o diálogo junto aos outros agentes sociais para realização do trabalho desse conselho”, comentou.

Barra assumiu o cargo após a saída do diretor-presidente do Instituto Fundepar, José Maria Ferreira. “Só tenho a agradecer pelas oportunidades que surgiram durante o exercício do meu mandato para contribuir com a melhoria da qualidade de ensino que é ofertada nas nossas escolas estaduais. Ao Paranaeducação pelo esforço para atualização de informações para prestação de contas. Agradeço ainda o empenho e a dedicação dos membros desse conselho”, ressaltou Ferreira.

Estiveram presentes Maria Saad, presidente do Conselho Estadual de Educação; Mário de Athayde da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior; Denyse Ruckl da Federação das Associações Patronais; bem como representantes da Secretaria de Estado de Planejamento e da Coordenação Geral; Secretaria de Estado da Educação e do Esporte; Secretaria de Estado da Fazenda; Secretaria de Estado da Administração e da Previdência; e Federação das Associações de Pais, Mestres e Funcionários das Escolas Públicas do Paraná.

PARANAEDUCAÇÃO - Entidade jurídica de direito privado, de serviço social autônomo, sem fins lucrativos, de interesse coletivo, que auxilia na gestão do sistema estadual de ensino do Paraná. Atua na assistência institucional, técnico-científica, administrativa, de infraestrutura em educação, pedagógica, da aplicação de recursos orçamentários destinados pelo Governo do Estado. Também contribui na captação e gerenciamento de recursos de entes públicos e particulares nacionais e internacionais.